Pages

Saturday, July 14, 2007

Museu Naif


Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil - MIAN
Inaugurado no ano de 1995, a história do MIAN começou muitos anos antes para seu fundador. Lucien Finkelstein iniciou ainda muito jovem sua coleção de obras de arte. Aos poucos, dominado por uma paixão alimentada durante décadas, as obras de pintores naïfs foram se tornando mais numerosas e ocupando a maior parte de seu acervo, que já percorreu o mundo em exposições organizadas por Lucien. Uma das que mais obtiveram destaque foi "O Mundo Fascinante dos Pintores Naïfs", realizada em 1988/1989 no Paço Imperial do Rio de Janeiro, com 171 obras e um público de 70 mil visitantes. Já pensando em ceder esse acervo particular a uma instituição que o abrigasse, o conservasse e o expusesse, Lucien Finkelstein resolveu criar uma fundação em 1985, que levou seu nome, dando assim o primeiro passo para a realização de seu sonho. Depois de diversas tentativas frustradas junto a órgãos públicos, resolveu dar um passo mais ousado. Adquiriu um casarão antigo no Cosme Velho - classificado pelo Patrimônio Artístico Municipal, cercado de mangueiras centenárias e construído num terreno com mais de 1000 m2 - com recursos próprios e o cedeu em comodato para a fundação.

O MIAN é o mais completo museu desta especialidade e possui o maior acervo de arte naïf do mundo. São mais de 8 mil obras, datadas do século XV até hoje, que reúnem artistas de todos os estados brasileiros e de outros 130 países. Por causa de sua localização privilegiada numa área nobre do Rio de Janeiro, a apenas 30 metros da estação do trenzinho que leva ao Corcovado, uma boa parte do público é de turistas, principalmente os estrangeiros, que estão interessados em conhecer o que há de mais genuíno na arte brasileira. Uma parceria com a prefeitura foi feita para ajudar na manutenção do museu. Em contrapartida, a casa cede obras para exposições em outros museus e recebe alunos de escolas públicas em visitas guiadas. Aliás, a diretora Jacqueline afirma que "o Museu Naïf é um dos poucos que realmente agradam às crianças por causa da comunicação direta que as obras têm com elas e por causa da possibilidade que elas têm conhecer o folclore nacional, as belezas naturais e outros aspectos de nossa cultura de uma forma bastante simples e agradável".
Visando atrair um maior número de visitantes, o MIAN mantém, simultaneamente, 6 exposições. Três tem caráter permanente: uma nacional, uma internacional e outra sobre o Rio de Janeiro Naïf, trocadas anualmente. Nas demais salas há uma mostra temática, uma para projetos da casa com obras de um único artista - seja para o lançamento de novos pintores ou para homenagear os consagrados - e uma sala para as Novas Aquisições, sempre com material inédito.

Serviço: Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil - MIAN.
Endereço; Rua Cosme Velho, 561. Visitas: de terça a sexta das 10h às 18h e sábados e domingos das 12h às 18h. Ingressos: R$ 8,00 (estudantes, idosos e crianças pagam meia). Informações: (21) 2205-8612.

No comments: