Pages

Tuesday, February 09, 2021

8X HILDA

 8X HILDA apresenta leitura dramática online de O Rato e o Muro

O projeto 8X Hilda, que contempla a obra teatral de Hilda Hilst (1930-2004) em ciclo de leituras online, apresenta O Rato no Muro, no dia 14 de fevereiro (domingo, às 18h), ao vivo, pelo canal Curadoria Hilst no YouTube. A versão gravada com tradução em Libras vai ao ar no dia 17 de fevereiro (quarta, às 20h) pelo mesmo canal. 


A direção se alterna entre os atores  fixo da série - Lavínia Pannunzio, Joca Andreazza, Kiko Rieser e Flávia Couto. A sessão de O Rato e o Muro tem direção de Kiko Rieser e participação de atores convidados: Beatriz Aguera, Duda Paiva, Fábia Mirassos, Jaddy Minarelli, Lauanda Varone, Luana Fioli, Natália Moço e Priscila Paes.

O ambiente do colégio religioso, recorrente na obra de Hilda Hilst, aparece em O Rato no Muro (1967) ainda mais estreito que na primeira peça, A Empresa (A Possessa). Tudo se passa numa capela, onde a Superiora está cercada por nove irmãs, identificadas por letras de A a I. Estão ajoelhadas, e ao lado de cada uma delas, o “chicote de três cordas”. Cada uma das religiosas expressa visões diferentes, a partir de pequenos abalos ao austero cotidiano do claustro. Irmã H (alter ego da autora) é a mais questionadora e lúcida. Tenta em vão mostrar às outras a necessidade de libertação, representada pelo desejo de ser o rato, único capaz de ultrapassar os limites do muro da opressão e do pensamento único.


O projeto 8X HILDA

A estreia de 8X HILDA aconteceu no dia 7 de fevereiro e a programação segue até 31 de março. O projeto - idealizado por Fábio Hilst, também responsável pela curadoria - comemora os 90 anos de nascimento da escritora paulista, trazendo à cena suas oito peças, escritas entre os anos de 1967 e 1969: A Empresa (A Possessa) (7/2 - Libras: 10/2), O Visitante (21/2 - Libras: 24/2), Auto da Barca de Camiri (28/2 - Libras: 3/3), As Aves da Noite (7/3 -  Libras: 10/3), O Novo Sistema (14/3 - Libras: 17/3), O Verdugo (21/3 -  Libras: 24/3) e A Morte do Patriarca (28/3 - Libras: 31/3). MATÉRIA COMPLETA

No comments: