Pages

Friday, August 26, 2016

Festival culturas tradicionais brasileiras

Até 18 de setembro, mais de 100 grupos de culturas tradicionais brasileiras, que vão do maracatu ao funk, se apresentam em quatro cidades do estado (Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Belford Roxo) para o Festival Nacional de Cultura Popular. 
grupo Flor de Ribeirinha,

"O objetivo do festival é, de alguma forma, dar visibilidade a essa produção cultural ligada às culturas populares", conta Leonardo Guelman, diretor do festival. As apresentações estão ligadas à tradição, mas também contemplam novos movimentos, culturas urbanas e a apropriação que os jovens fazem dessas expressões tradicionais. É um mosaico dinâmico da cultura brasileira", destaca. 

Na programação, ainda haverá oficinas de turbantes, tambor de crioula, tipografia barqueira e até de teatro para bebês. Em rodas de conversas, o debate vai do universo dos vaqueiros até os desafios da Amazônia no século XXI. Em termos de apresentação, haverá show do cantor e compositor Lenine, apresentação dos rabequeiros do Reisado de Santa Helena (CE), show das relíquias do funk, cortejo com a congada dos Arturos (MG) e apresentação de Dança de São Gonçalo, entre várias outras atrações. Uma delas será do grupo Flor de Ribeirinha, em 15 e 16 de setembro, com apresentação da típica dança siriri mato-grossense em Niterói e no Rio de Janeiro.

No comments: