Pages

Saturday, October 07, 2006

Exposição:Jubileu de Ouro Rede Municipal de Ensino


Aos 50 anos, Rede Municipal de Ensino tem 1.321 escolas, 51 mil professores e atende cerca de 1,1 milhão de alunos.


Que tal matar a saudade dos tempos de aluno visitando móveis de escola antigos, objetos como mata-borrões, boletins e cartilhas - como a Caminho Suave, de Branca Alves de Lima, e Cartilha Sodré, de Benedicta Stahl Sodré? Estes, ao lado de um belo acervo fotográfico, são alguns dos itens que a Rede Municipal de Ensino está expondo, até janeiro do ano que vem, em sua Memória Técnica Documental (R. Diogo de Faria, 1247 - sala 14, Vila Mariana, Zona Sul da Capital).

Prata - Quem visitar a exposição poderá ter contato, também, com a Memória Técnica Documental, órgão da Secretaria Municipal de Educação que responde por um acervo de 3.550 documentos e está comemorando seu Jubileu de Prata. Desde 1981, o departamento pesquisa, registra e arquiva documentos da própria Secretaria, além de teses e trabalhos de relevância para a história do Ensino de São Paulo. Aos 50 anos, a Rede Municipal de Ensino já tem 1.321 escolas, 51 mil professores e atende cerca de 1,1 milhão de alunos.

156 escolas em festa - A Rede tem 156 escolas que comemoram o Jubileu de Ouro este ano. Uma delas é a EMEF Padre Manoel de Paiva comemora o seu Jubileu de Ouro nesta quarta-feira (04/10). A escola tem 20 professores e atende 734 alunos em três turnos. A unidade de ensino, que pertence à Coordenadoria de Educação do Ipiranga, fica na Rua Serafim Orlandi, 254 - Jardim Vila Mariana/Chácara Klabin. Um ato ecumênico, além de depoimento de duas professoras e um ex-aluno, estão entre as atividades que marcarão o evento a partir das 18 horas.

A EMEF nasceu em 18 de outubro de 1956. Desde então, teve quatro nomes: Grupo Municipal de Ensino Primário do Jaçanã, 5ª Escola Mista Municipal da Vila São José, Escolas Agrupadas da Vila São José e Escola Municipal de 1º Grau de Vila São José. Em 1999, a escola recebe seu atual nome. O padre jesuíta Manoel de Paiva chegou ao Brasil em 1550, liderando um grupo de 13 padres, e se instalou na Bahia. Quatro anos depois celebrou a Primeira Missa do novo colégio jesuíta onde hoje fica o Pateo do Colégio. Manoel de Paiva foi ainda o primeiro diretor do Real Colégio de São Paulo, durante 34 anos.


FONTE: Avelino Aparecido Alves 
apalves@PREFEITURA.SP.GOV.BR


A exposição Jubileu de Ouro (Ensino Municipal de São Paulo - 1956-2006), a cargo do Memorial do Ensino Fundamental, começou no dia 2 deste mês e fica aberta ao público das 8 às 18 horas. Entrada gratuita.

No comments: