Pages

Friday, February 16, 2007

Francisco Martins - Release

Jornalista optou pelo jornalismo cultural, onde dedica-se às editorias de artes plásticas, literatura e antigomobilismo.

Nascido em Itatiba, interior paulista, sua cerreira teve início no rádio, em 1979, na extinta Pool FM - Santo André - São Paulo, atual 89 FM - rádio Rock. Em fevereiro de 1981, foi convidado pela Rádio Difusora de Poços de Caldas - MG, para comentar desfiles de carnaval e analisar fantasias dos concursos realizados na cidade como o do teatro Benígno Gaiga, e, também no Hotel Glória - Rio de Janeiro e Clube Monte Líbano - Recife / PE.

Juntamente com os radialistas Celso Saraiva, Evaldo Cunha, até 1985, diariamente, entrava em link com à emissora no horário nobre dos programas Caixa Postal RD e Difusora a Dona da Praça, na editoria de moda e música. Do final de 1985 à 1987, trabalhou como locutor nas rádios 92, 9 FM - Eldorado - e Diário do Grande ABC, ambas de São Paulo. Viajou para Londres em meados de 87 tendo trabalhado para BBC of London, [Bush House], como correspondente para América Latina, durante um ano.

Estudou Comunicação Social, com opção em jornalismo, sendo diplomado pela Universidade de Pernanbuco - e fez estágio no DNER [Departamento Estadual de Estradas e Rodagem]. Nos anos 90, montou a Radialista Produção de Vinhetas, e através dela apresentava programas gravados - em rede, para rádios de diversos estados por exemplo, Ribeirão Preto e Sertãozinho / São Paulo, Clube de Pernambuco, Bahia e outros.



Em 2003 com a Formas&Meios Comunicação e Cultura, passou a distribuir notícias para microempresas de comunicação, entre elas a Revista Sinal Verde e a Clássicos Automotivos, da Editora Sinal Verde. A partir de 2005, suas reportagens passaram a ser publicadas na revista Gente Jovem - de Lisboa - Portugal, e uma vez por mês um seu artigo é publicado no jornal norte-americano - The Boston Globe, um dos mais antigos dos Estados Unidos da América. Foi também a partir de 2005, até a atualidade, que reportagens tanto de Francisco Martins quanto de AgênciaFM, são publicadas em um dos mais significativos veículos de comunicação da área cultural, o Jornal Novas Técnicas, com enfase à Arte, Artesanato e Cultura brasileira.[Bob Floriano]

No comments: