Pages

Tuesday, September 26, 2006

Julie Andrews faz 71 anos


A associação de atores de cinema dos EUA informou nesta segunda-feira,25, que dará a Julie Andrews, o Life Achievement Award, prêmio especial concedido a carreiras destacadas, em cerimônia no dia 28 de janeiro. Andrews, que completará 71 anos em 1º de outubro.

Julia Elezabeth Wells ou Julie Andrews, nasceu a 1 de outubro de 1935 , em Walton-on-Thames, em Surrey, Inglaterra, começou sua vida artística em apresentações para as tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. Devido suas grandes habilidades vocais (sua voz de soprano variava de C3 a E7), estreou nos palcos em 1947, no West End de Londres. Já sua estréia nos palcos da Broadway aconteceria somente em 1954, em The Boyfriend. 

Depois disso continuou no teatro, em My Fair Lady e Camelo, e em participações na televisão até 1964, quando foi convidada por Walt Disney para interpretar o papel principal no filme Mary Poppins, com o qual levou um Oscar de melhor atriz, vencendo Audrey Hepburn, que concorria pela sua atuação na versão cinematográfica de Minha Querida Dama, My Fair Lady, no papel criado por Julie Andrews nos palcos. 

Outros filmes importantes se seguiram, como A Americanização de Emily, Cortina Rasgada, Hawaii, A Estrela e Victor ou Victoria [indicada ao Oscar] mas talvez sua atuação mais lembrada, aquela que se tornou indissociável de sua imagem no cinema, tenha sido a da jovem Maria, em A Noviça Rebelde, The Sound of Music, de 1965, um dos grandes musicais da Fox, em que faz o papel de uma noviça sem vocação para o sacerdócio que vai cuidar dos filhos e filhas indisciplinados do capitão Von Trapp Cristopher Plummer e, adotada pelas crianças, apaixona-se pelo patrão e é correspondida. Julie Andrews foi indicada para três prêmios Oscar por "Poppins", "A Noviça Rebelde" e "Vitor ou Vitória?", que foi dirigido por seu marido, Blake Edwards.

Em 1997, Andrews passou por uma cirurgia para remover um pólipo de suas cordas vocais. A operação deixou sua voz prejudicada, e ela processou os médicos por tratamento inadequado.

No comments: