Pages

Monday, September 25, 2006

Livro sobre família real


Livro revela histórias hilariantes da família real britânica

A mãe da rainha Elizabeth ficou todo o século XX sem ter que abrir sozinha as cortinas de seu quarto. Mas ela demonstrou presteza quando sua filha, que não costuma beber, pediu para repetir o copo de vinho certa vez durante o almoço.

"Você tem certeza, querida? Você terá que reinar a tarde toda, você sabe", disse, provocando a monarca com gentileza. Histórias como esta são reveladas pelo escritor Thomas Blaikie em seu novo livro "Corgi and Bess: More Wit and Wisdom from The House of Windsor" (Corgi e Bess: mais sutileza e sabedoria na Casa de Windsor). Das memórias do cabeleireiro Hardy Amies e do pintor de retratos Pietro Annigoni às histórias da novelista Barbara Cartland, ele revirou os arquivos para fazer um novo livro sobre a família real, depois do sucesso de sua primeira obra, em 2002.


Blaikie contou tudo.


Por exemplo, o que aconteceu com o pedaço de tecido feito por Mahatma Gandhi como presidente de casamento para a atual rainha? Ela ainda o guarda em uma gaveta em seu quarto no Palácio de Buckingham. As anedotas do relacionamento da família real com os governantes britânicos eleitos também proporcionam uma leitura divertida. Até mesmo quando Tony Blair ganhou a eleição de 1997 com ampla vantagem, a rainha Elizabeth comentou em seu 10º primeiro-ministro: "Suponho que queira que lhe chame de Tony"? O príncipe Charles, herdeiro do trono, não escapa das brincadeiras. 

Apavorado em um encontro com a lenda de Hollywood Lauren Bacall, ele balbuciou: "Gostei muito dos seus filmes em preto e branco". "Não sou tão velha assim, príncipe", devolveu a atriz. O filho mais novo de Charles, o príncipe Harry, faz jus à reputação de malandro. Quando comprou uma tanga com penas em uma loja de Londres, disse para a vendedora: "É para a minha babá".

No comments: