Pages

Thursday, June 01, 2017

Serra da Barriga escolhida Patrimônio

Serra da Barriga escolhida Patrimônio Cultural do Mercosul. A Serra da Barriga, um dos principais símbolos da resistência ao modelo escravocrata imposto ao Brasil por mais de três séculos, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. 
 (Foto: Marcelo Brito)

O reconhecimento foi decidido por votação unânime na noite desta terça-feira (30) na XIV Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, realizada em Buenos Aires. O título será homologado no dia 8 de junho, na Reunião de Ministros da Cultura do bloco econômico, também na capital argentina.

O reconhecimento da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, além de valorizar os indivíduos e suas comunidades de matrizes africanas no continente americano, representa também uma reparação às perseguições e à intolerância praticadas e reveladas por meio dos quilombos, refúgios de negros foragidos e perseguidos por séculos. 

Iniciativa empreendida pelo Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, em conjunto com a Superintendência do Instituto no Estado de Alagoas, o dossiê de candidatura contou com o apoio da Fundação Cultural Palmares e das instâncias locais alagoanas.

No comments: