Wednesday, May 31, 2017

Exposição: Mecanismo de Anticítera

A partir de sábado (3), visitantes poderão conferir a réplica de equipamento projetado pelo povo grego há 2.200 anos

O Museu Catavento,São Paulo, acaba de ganhar um novo experimento na seção do Universo: o Mecanismo de Anticítera, que foi construído pelos gregos no período antes de Cristo. A inauguração da primeira réplica sólida do aparelho, produzida no Brasil, será realizada no próximo sábado (3).

A estreia da exposição será seguida de palestra, às 14h, da professora de História da Ciência Beatriz Bandeira, da Universidad Nacional de Tres de Febrero, de Buenos Aires, que construiu a réplica em parceria com Júlio Couxil, da Universidad Autônoma de Madrid, da Espanha.

História

A réplica foi doada pelos professores de História da Ciência Gildo Magalhães dos Santos, da Universidade de São Paulo, e Beatriz Bandeira para o Catavento Cultural e Educacional. Encontrado em 1901, no Mar Mediterrâneo, o Mecanismo de Anticítera é composto por mais de 30 engrenagens de bronze. A estrutura, movida por uma manivela, é considerada um computador mecânico. Construído há mais de 2.200 anos. 

SERVIÇO

Museu Catavento: Exposição de réplica inédita do Mecanismo de Anticítera
Data: a partir de 3 de junho (sábado)
Local: Subseção Astronomia (Seção Universo)

Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, sem número (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3315-0051

Quando: terça-feira a domingo, de 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Quanto: R$ 6 – com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência Entrada gratuita aos sábados.

No comments: