Pages

Thursday, March 09, 2017

homenagem aos 95 anos do Piratini

Mostra fotográfica homenageia 95 anos do Piratini sob olhar dos servidores

Foi aberta ao público nesta terça-feira (7) a exposição fotográfica que dá continuidade às homenagens dos 95 anos do Palácio Piratini. 
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

PORTO ALEGRE (RS) BRASIL - Instalada no saguão da sede do Executivo, a mostra exibe 18 obras refletindo o olhar dos servidores sobre a arquitetura, história e os diversos espaços do complexo. Os interessado em conhecer o conteúdo poderão visitá-la até 14 de março. Responsável pela exposição, a primeira-dama Maria Helena Sartori lembrou o significado afetivo da ação cultural.

Quase centenário

As comemorações de aniversário do Palácio Piratini começaram em maio de 2016 e se estendem até maio deste ano. No roteiro, diversas atividades foram organizadas como vídeo comemorativo, lançamento de exposição sobre arquitetura e memória, apresentação da Ospa, oficina de restauro com Toninho Sarasá, livro infantil com atividades lúdicas e homenagem aos servidores com mais de 25 anos de trabalho. 

O Palácio Piratini recebeu este nome, em 1955, por decreto do governador Ildo Meneghetti, em homenagem à primeira capital da República Rio-Grandense. Tombado pelos institutos do patrimônio histórico e artístico estadual e federal, a sede foi palco de eventos marcantes na história. Em 1961, foi símbolo do movimento de resistência da Legalidade e ameaçado de bombardeio. As comemorações de aniversário começaram em maio do ano passado e se estendem até maio deste ano. 

No comments: