Pages

Wednesday, October 19, 2016

Kamukuwaká e Sagihengu tombados

Os lugares indígenas considerados sagrados denominados Kamukuwaká e Sagihengu, no Alto Xingu, no Mato Grosso, foram definitivamente tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Foto: Cafi
Os dois lugares integram o Kuarup, a maior festa ritualística em homenagem a mortos ilustres entre os povos do Alto Xingu. Embora façam parte da festividade, ambos locais estão localizados fora da área do Parque Nacional, devido à redução dos limites originais do parque, inferiores ao território histórico de ocupação indígena. 

Com o tombamento definitivo, cujo pedido foi realizado em 2008, o Iphan busca garantir a conservação e o direito de acesso das comunidades indígenas ao local. Outro objetivo é preservar a cultura nos aspectos espirituais e religiosos das comunidades que participam do rito.

Kuarup

O Kuarup é uma cerimônia anual, realizado no final da estação seca, entre agosto e setembro. O ritual presta homenagem póstuma a chefes e lideranças indígenas. A cerimônia estabelece o fim do luto e da tristeza, ao mesmo tempo em que restaura a alegria, a vida e o início de um novo ciclo vital. 

Sagihengu é o lugar onde começa o Kuarup e onde as comunidades indígenas afirmam ter ocorrido o primeiro Kuarup em homenagem a uma mulher: a mãe. A cerimônia neste local homenageia a vida, apesar de ser uma cerimônia funerária. 

Outro lugar sagrado é Kamukuwaká, considerado local de passagem de vida e morte. O lugar – uma caverna – era prisão, sepulcro e local de renascimento, onde o cacique Kamukuwaká e seus parentes ficaram encerrados. 

No comments: