Pages

Wednesday, February 27, 2008

Obras-primas que poucos leram

Morro dos Ventos Uivantes: Emily Brontë Wuthering Heights é o maior romance escrito na língua inglesa: Foi muito mal recebido ao aparecer. Só foi elevado a um clássico da literatura depois de décadas, a história de duas famílias, os Earnshaw e os Linton.

Uma das mais sombrias histórias jamais escrita, Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë é um relato de amor que transcende os amantes, que os exalta e aniquila. Essa paixão e as circunstâncias que a cercaram foram expressas por uma jovem e tímida provinciana, Emily Brontë, que viveu numa região quase inóspita da Inglaterra na primeira metade de século XIX. O livro foi escrito as vésperas da sua precoce morte, sem saber (talvez) que legava à literatura universal um dos mais belos romances de todos os tempos. Emily Brontë, nasceu a 10 de julho de 1818 e foi a quarta filha de Patrick Brontë, pároco da igreja metodista de Haworth, e Maria Branwell, falecida em 1821, aos 39 anos.
Música e filme
Wuthering Heights (Ventos Uivantes), é centrado em Yorkshire, norte da Inglaterra, em fins do século XVIII região agreste, desolada e selvagem e varrida pelos ventos, é a mesma que nas primeiras décadas do século serviu de lar quase constante à autora do romance. “Os fortes ventos atlânticos que, de modo turbulento, impelem as nuvens, nevoeiro deste céu escuro e chuvoso”. Esse ambiente agreste não impediu que Emily encontrasse nessa solidão muitos prazeres, dos quais o maior era o sentimento da liberdade. Não somente Emily, mas as suas duas irmãs: Anne e Charlotte tiveram contato com o nome da família impressos em livros desde cedo, pois seu pai quando jovem havia publicado vários livros de poesia.[Wuthering Heights também deu título a música de Kate Bush]. O livro lançado em 1847, foi levado às telas de cinemas por duas vezes. A primeira versão cinematográfica - 1938 de O Morro dos Ventos Uivantes tinha um elenco de primeira linha: David Niven, Laurence Olivier (como Heatcliff) Donald Crisp, Flora Robson e Vivien Leigh. Sucesso absoluto. Já a segunda versão ficou muito a quem principalmente o elenco: Timoty Dalton (Heatcliff) e Anna Calder-Marshall (Catherine).
O livro conta a história de duas famílias: os Earnshaw e os Linton. Os Earnshaw tinham um filho, Hindley e uma filha Catherine. Os Linton igualmente tinham um filho, Edgar, e uma filha Isabella. A família Earnshaw ao fazer uma viagem resolveram adotar um pequeno intruso órfão cigano - Heathcliff. Toda afeição que o pai logo demonstrou pelo intruso enciumaram Hindley e Catherine. Hindley passa a odiar Heathcliff à condição de empregado. Amor, ódio, ciúmes e revoltas permeiam este romance de Emily Brontë, que deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Sem pedir desculpas digo: Wuthering Heights é o maior romance escrito na língua inglesa: Foi muito mal recebido ao aparecer. Só foi elevado a um clássico da literatura depois de décadas. O Reverendo Angus Mackey definiu Emily como “a irmã mais moça de Shakspeare”. Os estudos sobre Emily e sua obra aumentou consideravelmente, sendo de notar o ensaio do crítico Lord David Cecil classificando Wuthering Heights como um romance metafísico cujos personagens simbolizam as forças cósmicas da tempestade e da calmaria. Desde então, tanto a técnica quanto a substância do romance vêm sendo enaltecidas. Acima, cena da primeira versão cinematográfica. [Francisco Martins]

No comments: