Naguib Mahfouz, prêmio Nobel de Literatura em 1988 mais conhecido por sua "Trilogia do Cairo", morreu nesta quarta-feira,30 de agosto, no Egito, depois de sofrer de úlcera hemorrágica, disseram médicos de um hospital do Ministério do Interior.
Mahfouz, de 94 anos, estava internado desde 19 de julho, quando caiu na rua e sofreu um ferimento na cabeça, que exigiu cirurgia. Ele foi o único escritor em idioma árabe a ganhar o prêmio Nobel. Mahfouz ganhou força na literatura quando deixou as novelas tradicionais e adotou descrições realistas do Egito do século 20 diante do colonialismo e da autocracia. Declarado infiel por militantes muçulmanos devido ao retrato que fez de Deus em uma das novelas, Mahfouz sobreviveu a um ataque com faca realizado por militantes muçulmanos em 1994, que danificou um nervo e prejudicou seriamente sua capacidade de usar a mão para escrever.
Nascido em 11 de dezembro de 1911 no Cairo, Mahfouz era filho de um comerciante e o mais novo da família de quatro irmãs e dois irmãos. Ele obteve a graduação em Filosofia na Universidade do Cairo aos 23 anos, em uma época em que muitos egípcios tinham apenas educação primária. Ele trabalhou na seção cultural do governo até se aposentar, em 1971.
No comments:
Post a Comment