Pages

Tuesday, August 29, 2006

Brasileiros roubam cena na Tate Modern


No templo da arte londrina, começa nesta quarta-feira 30, uma exposição onde nomes como Andy Warhol, Bruce Naumann, Gerhard Richter, os convidados brasieliros Hélio Oiticica, Lygia Clark e Cildo Meirelles roubam à cena. É raro ver obras de brasileiros deste gênero na Grã-bretanha, segundo Donna Salvo. Denominada "Open Systems" centra-se justamente em um período, as décadas de 60 e 70, onde artistas de diversos países buscavam criar novos modelos artísticos. A exposição apresenta obras de 30 artistas vindos de vários países como Estados Unidos, Brasil, Rússia, Iugoslávia e, naturalmente, da Grã-bretanha.

Oiticica e Clark

A principal obra de Oiticica na exposição é Projeto Filtro - para Vergara NY 1972, um labirinto com paredes e portais transparentes feitos de filtros coloridos de plástico, que visa mudar a percepção do espaço.

As obras escolhidas de Lygia Clark são os chamados Objetos Sensoriais. Durante a exibição da mostra para a imprensa, a curadora chegou a fazer uma demonstração prática - e bem-humorada - dos óculos concebidos por Lygia para serem usados apenas em dupla.

No comments: