Pages

Wednesday, November 03, 2021

Cala-se piano de Nelson Freire

 Um dos mais talentosos do século 20, morreu na madrugada desta segunda-feira (1º). O velório, aberto ao público, foi realizado no Theatro Municipal, no Centro do Rio. 


Nelson José Pinto Freire foi um pianista brasileiro. Considerado um dos principais pianistas de sua geração, ele era conhecido por sua "execução decorosa de piano" . Freire nunca parou de estudar. Passava a maior parte do tempo em casa, sozinho, se exercitando e desenvolvendo a técnica que o tornou um dos maiores pianistas dos séculos 20 e 21.

O talento de Nelson o levou à Europa com 12 anos para estudar com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertosConsagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.


Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy. Ele também fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

 

Homenagens

 

Em 2003, o cineasta João Moreira Salles lançou um documentário sobre a vida e a obra de Freire. O filme mostra a rotina e as turnês mundiais do maior pianista brasileiro de seu tempo. O público conhece a infância, os primeiros acordes e os sacrifícios feitos pela família.

 

 

Em 2015, o escritor Ricardo Fiúza lançou um livro sobre a vida e obra de Nelson Freire. Os dois eram amigos desde os anos 1950. O resultado de mais de 20 anos de trabalho se transformou no livro “Nelson Freire: a pessoa e o artista”.

 

Em 2018, jovens da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense acompanharam um ensaio do pianista no Theatro Municipal. Ele afirmou que tocar no Brasil era especial.


O corpo de Nelson seria sepultado no Memorial do Carmo, no Caju, mas parentes informaram que o enterro será em Boa Esperança (MG), terra natal do músico, no mausoléu da família.

 

No comments: