Pages

Wednesday, June 26, 2019

Poemas de Portinari reeditados

Livro foi produzido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada à Pasta. Publicação estará à venda a partir desta quarta-feira (26) 

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, lança nesta terça-feira (25), às 18h, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o livro Poemas de Portinari, em nova edição ilustrada. A publicação comemora os 40 anos do Projeto Portinari. Nos últimos anos de sua vida, já consagrado como o grande pintor brasileiro, Portinari passou a escrever poesia, sem a pretensão de publicar. 

A primeira edição saiu sem ilustrações, conforme determinara Candinho, que não queria se aproveitar da boa fama de pintor para vender o livro. Nesta reedição da Funarte, porém, uma vasta pesquisa foi empreendida pelo Projeto Portinari para encontrar as pinturas mais apropriadas para ilustrar os poemas.


Trecho poesia "Viajante Solitário"

Não me quiseram, enjeitaram
Minhas palavras…
Serei um dos meus espantalhos?
Afugento os caminhantes?
Não, eles se afugentam. Não
Entendem a lua
Não sabem da poesia
Só não estou, mesmo não estando
Comigo. Converso com o vento e a
Tempestade.
De noite ou dia – verei as sombras
E dormirei em paz. Tenho uma
Camisa. Meu leito é embaixo das
Árvores. Tranquilo ouço o rumorejar
Das folhas secas…

Serviço

Poemas de Portinari
Autor: Candido Portinari
Organização de Letícia Ferro, Patrícia Porto e Suely Avellar
Edições Funarte
Preço de capa: R$ 50
192 páginas

No comments: