Pages

Thursday, June 27, 2019

Museu da Abolição, Recife

Museu da Abolição, em Recife, acervo da instituição tem peças do cotidiano de senhores e escravos, que vão desde cartas de alforria a instrumentos de tortura

Para contar a história do Brasil, é necessário abordar a época em que a escravidão era uma prática comum no país, do período colonial até pouco antes do fim do império. Reunir informações desse período é a missão do Museu da Abolição – Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira (MAB), localizado em Recife, capital de Pernambuco, e administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania.

Localizado no sobrado que foi sede do Engenho Madalena e residência do conselheiro abolicionista João Alfredo, o museu foi oficialmente inaugurado em 1983. Tem como missão institucional preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes.

Além de conferir o acervo do museu, que tem mais de 6,3 mil metros quadrados de área, os visitantes também podem desfrutar de um jardim arborizado, com teatro de arena e espaço para lanche.

Serviço

O Museu da Abolição

Rua Benfica, 1150, no bairro de Madalena, em Recife, PE
Visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O visitante pode conhecer o museu por conta própria ou solicitar o acompanhamento de um dos mediadores.
A entrada é gratuita. É permitido fotografar e filmar para fins não comerciais. Pessoas com deficiência podem pedir assistência à equipe do museu.
Mais informações:
Telefone: 55 (81) 3228-3248

No comments: