Tendal da Lapa recebe exposição sobre a cultura Afro-mestiça na América Latina
A mostra gratuita conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e fica aberta ao público até o dia 18 de agosto, das 9h às 22h
O Tendal da Lapa, que fica na rua Guaicurus, 1100 - sedia até o dia 18 de agosto a exposição “Gèlède - PanAfroAmerica”. Produzido ao longo do segundo semestre de 2018 o trabalho é resultado de uma ‘fotoperformance’ feita em locais simbólicos da Cidade do México. A fim de investigar as manifestações culturais de máscaras afroamericanas, o artista visual brasileiro, Raul Zito, em parceria com a artista corporal mexicana, Toztli Abril de Dios, intervém no espaço público.
A exposição
O tema abrange as relações sociológicas das artes no contexto contemporâneo e a unificação dos anseios dos países da América Colonial.
O debate vai em direção às artes com princípios decoloniais. A exposição-intervenção pretende apagar as fronteiras entre países latino-americanos através do eixo matriz: ÁFRICA. Imagina-se uma “panAFROamerica”. O trabalho artístico de Raul Zito leva a percepção de um território simbólico, onde a descoberta do gene “afro” está na corporalidade e demais traços culturais que definem a identidade da América Latina.
A exposição tambémpode ser vista também da parte externa da Subprefeitura Lapa e no interior do Tendal.
Serviço
Gèlède - PanAfroAmérica
Data: até 18/08
Horário: 9h às 22h
Local: Tendal da Lapa \ SP
Endereço: Rua Guaicurus, 1100
No comments:
Post a Comment