Benjamin é um dos principais dramaturgos de uma geração que renovou o teatro para crianças no Brasil
Foto: João Batista Mendes |
Estão reunidas em livro as onze peças infantis escritas por Benjamim Santos, um dos principais dramaturgos de uma geração que renovou o teatro para crianças no Brasil. A obra Teatro Infantil – Benjamim Santos será lançada nesta terça-feira (21), às 19h, no Café Concerto do Sesc Caixeiral, em Parnaíba, no Piauí, cidade natal do autor. O evento contará com a presença do presidente da Funarte, Miguel Proença; do presidente da Fecomércio – Piauí, Valdeci Cavalcante, e da cantora e compositora Bia Bedran.
Teatro Infantil tem orelha escrita pela compositora e educadora Bia Bedran, que trabalhou com o amigo “Benja” desde o início da carreira. Bia compôs a trilha que animava as aventuras vividas por personagens criados por ele, no programa infantil Por que sim, por que não, da TVE, no Rio de Janeiro.
Breve perfil do autor
Benjamim Santos nasceu na cidade de Parnaíba, no Piauí. Na década de 1960, mudou-se para Recife, onde estudou Direito e Filosofia. Em Pernambuco, fundou o Grupo Construção, trabalhou no Teatro Popular do Nordeste, grupo dirigido pelo encenador Hermilo Borba Filho, e fundou o Teatro de Arribação, que levava espetáculos aos engenhos de cana-de-açúcar. Durante cinco anos, manteve uma coluna de teatro no Jornal do Commercio.
A partir dos anos setenta, já residindo no Rio de Janeiro, além do teatro infantil, destacou-se como autor de grandes espetáculos ao ar livre, como Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa, e sobretudo como diretor de shows de música popular, tendo dirigido Quarteto em Cy, Nara Leão, Kleiton e Kledir, Ângela Maria, MPB-4, Marlene e muitos outros. Atualmente, vive em Parnaíba e continua sua carreira de escritor.
No comments:
Post a Comment