Pages

Thursday, April 11, 2019

Memorial Abelardo da Hora

Memorial Abelardo da Hora: Paraíba vai abrigar maior acervo expressionista do Nordeste

Uma comissão responsável pela instalação do Memorial Abelardo da Hora na Paraíba visitou o ateliê do artista pernambucano, no Recife, na última quinta-feira (4). Formada pela presidenta da Funesc, Nézia Gomes; a vice, Raisa Agra; o gerente de artes visuais da Funesc, Edilson Parra; juntamente com Lau Siqueira e Marjorie Gorgonio, gestor e gestora do Memorial. 

Avaliado em R$ 11 milhões, o acervo é composto por toneladas de obras esculpidas em concreto e bronze, além de pinturas e desenhos. Parte delas irá compor o Memorial na capital paraibana. Outra parte irá para Portugal. Com isso, a Paraíba abrigará o maior acervo de obras expressionistas do Nordeste.

Abelardo da Hora 

O artista pernambucano é reconhecido como um dos mais importantes artistas brasileiros e deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas, telas e outras obras. Nasceu em 1924 na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. 

Cursou Artes Decorativas no Colégio Industrial Professor Agamenon Magalhães. Ingressou na Faculdade de Direito de Olinda e frequentou o Curso Livre de Escultura da Escola de Belas Artes do Recife. Entre 1943 e 1945 foi contratado pelo industrial Ricardo Brennand, para trabalhar na Cerâmica São João, época em que realizou diversos trabalhos com motivos regionais.
O pintor faleceu em 23 de setembro de 2014, Recife, Pernambuco. 

No comments: