Pages

Thursday, April 19, 2018

Dia Nacional do Choro

Dia Nacional do Choro será celebrado com muita música no Odylo Costa, filho nesta sexta (20)

SÃO LUÍS (MA) BRASIL - O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Como forma de homenagear uma das primeiras músicas urbanas tipicamente brasileiras, a Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Evento será realizado sexta-feira (20\4), com entrada franca, a noite deverá reunir grupos musicais e apreciadores do gênero. Além disso, o evento conta a parceria do Clube do Choro do Maranhão, entidade que reúne todos os grupos musicais e instrumentistas do gênero no estado.

Confirmadas as participações dos grupos Regional Tira-Teima, Instrumental Pixinguinha, Chorando Calado, Os Cinco Companheiros, Tritono, Clube do Choro do Maranhão, Grupo Regional Tangará e o Núcleo de Choro do Maranhão. Também participam os alunos da Escola de Música do Maranhão e dos cursos de música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Dia Nacional do Choro

A data oficial, celebrada em 23 de abril, também marca o aniversário de um de seus principais compositores, Pixinguinha (1897-1973), o pai da música brasileira. Pixinguinha misturou a então principiante música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana. (Fonte: Secom). 

SERVIÇO

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Centro Histórico de São Luís
Sexta-feira (20), às 19h

No comments: