Pages

Tuesday, March 13, 2018

Ator Sergio Britto Digital

O Acervo Sergio Britto Digital se encontra à disposição do público para consulta no Portal da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Doado pela família do ator, é composto por milhares de fotos e matérias de jornais, programas de espetáculos, além de vídeos e DVDs, que foram reunidos por Sergio Britto ao longo de sua vida. Incorporado ao Centro de Documentação da Funarte, que já possui uma parte dos arquivos de Britto doados pelo próprio artista, o acervo digital constitui grandiosa contribuição por se juntar ao existente e disponibilizar a documentação totalmente tratada – catalogada e digitalizada em uma base de dados – para acesso imediato de pesquisadores e estudiosos.

Os registros da obra de Sergio Britto vão desde o Teatro Universitário, em 1945, quando ele atuou em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, até seu último espetáculo como ator, Recordar é Viver, em 2011.

Fazem parte do acervo fotos do Grande Teatro Tupi, popularmente conhecido como o Grande Teatro de Sergio Britto – programa que levou cerca de 400 peças, de grandes autores mundiais e nacionais, à tela do extinto canal de televisão (TV Tupi) e que projetou para a fama atores como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, entre outros.

Em 65 anos de dedicação às artes, o ator e diretor Sergio Britto (1923-2011) reuniu e conservou em sua casa, em Santa Teresa, bairro central do Rio de Janeiro (RJ), parte da memória do teatro e da televisão brasileiros. Trata-se de um acervo de inestimável valor cultural, entre filmes, fotos, impressos, jornais e manuscritos. Com o patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o material teve todos os itens organizados e digitalizados por meio do Projeto Sergio Britto Memórias.

No comments: