Pages

Friday, October 13, 2017

CEU's:144 espaços de cultura no Brasil

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) – espaços implementados e apoiados financeiramente pelo Ministério da Cultura (MinC) em conjunto com prefeituras municipais desde 2010 – têm introduzido crianças e jovens de territórios de alta vulnerabilidade social no universo das artes em 137 municípios em 23 unidades federativas do País. 

De acordo com pesquisa inédita realizada pelo MinC em 2017, o público infanto-juvenil corresponde a 79% dos frequentadores dos 144 CEUs em funcionamento no Brasil. Em média 368 pessoas por semana participam das atividades programadas dos centros, que incluem oficinas de música, dança, leitura, capoeira, artesanato, informática, vôlei, futebol e skate.

Além de oferecer acesso gratuito a programas e ações culturais, educacionais, socioassistenciais, esportivas e de lazer em um único espaço, os CEUs promovem a ampliação do acesso a direitos sociais, impulsionando a formação de grupos e aumentando as possibilidades de interação, criação de vínculos e troca de saberes. 

Assim, a integração da comunidade também pode ser observada a partir da instalação do centro e do funcionamento de suas atividades. Contribui para essa integração o fato de os centros terem, em sua estrutura física, a marca do livre acesso: o espaço aberto com paredes de vidro possibilita que quem está de fora perceba as atividades e movimentações de dentro e se sinta chamado a interagir. 

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) ou Praças CEUs fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Eixo Comunidade Cidadã. A realização das obras dos centros é feita pelas prefeituras e o MinC faz o monitoramento da execução.

No comments: