Pages

Monday, August 31, 2020

Visitação à Fundação Florestal

 Fundação Florestal retoma visitação em mais duas Unidades de Conservação

Reabertura gradual já contempla sete áreas naturais, com restrição de portões e de horário de funcionamento



A Fundação Florestal (FF) retomou a visitação em mais duas Unidades de Conservação (UCs). Nesta etapa, foram contemplados o Núcleo Cabuçu, no Parque Estadual da Cantareira; e o Monumento Natural Estadual Pedra Grande – MoNa Pedra Grande, em Atibaia. Desde a última segunda-feira (24), as áreas estão abertas ao público nos dias da semana, das 10h às 16h. Para evitar aglomerações, essas UCs permanecem fechadas nos fins de semana e feriados.

As visitas no Núcleo Cabuçu deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade. O MoNa Pedra Grande não exige reservas antecipadas.

Higienização

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos ambientes serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos, assim como avisos impressos com os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.


Núcleo Cabuçu


Inaugurado em 2008, tem como principais atrativos a Barragem do Cabuçu e a Represa homônima que atuaram no antigo sistema de abastecimento. Ainda conta com o Recanto do Bugio, onde há um espaço de águas cristalinas de uma das nascentes da região, além de trilhas em meio à natureza. Considerada um marco histórico, a construção da barragem utilizou pioneiramente o concreto armado.
As obras foram realizadas entre os anos de 1904 e 1907, formando, assim, a represa do Cabuçu. A estrutura tem sido objeto de estudo de tombamento pelo patrimônio histórico.

Próxima reabertura

A partir do dia 5 de setembro, o Núcleo Curucutu, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, retomará as atividades de quarta a domingo, das 10h às 16h. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.


Núcleo Curucutu


O Núcleo Curucutu abrange parte dos municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba e tem sua origem na antiga Fazenda Curucutu, produtora de carvão, adquirida pelo Estado em 1958 e transformada em Reserva Florestal.

No comments: