Pages

Tuesday, July 04, 2017

Morre José Luis Cuevas aos 83 anos


 José Luis Cuevas, que se empenhou em chacoalhar um cenário artístico dominado por muralistas e certa vez chegou a colocar até o próprio sêmen em uma exibição, morreu aos 83 anos de idade. O governo do México disse em um comunicado que Cuevas morreu na segunda-feira,3, na Cidade do México, mas a causa não ficou clara de imediato.

As figuras pensativas de Cuevas ornaram exibições de Paris a Nova York durante uma carreira de pintor, escultor, escritor, desenhista e gravurista que se estendeu por mais de sete décadas.

José Luís Cuevas, cultivou sempre a imagem de garanhão, se inspirou nas obras de  Pablo Picasso e Francisco de Goya. Suas representações de figuras escuras, deformadas e animalescas foram uma ruptura radical com o muralismo de conotação socialista popular há tempos no México.

    Cuevas era de uma família de classe média da Cidade do México e nasceu em 26 de fevereiro de 1934 no andar de cima da fábrica de seu avô, um cenário que ele certa vez especulou ter moldado seu caminho na vida.

No comments: