Pages

Saturday, November 05, 2016

Dia Nacional da Cultura e Língua Portugesa

O Dia da Cultura deveria ser todos os dias. Mas, o MinC instituiu o dia 5 de novembro a ser comemorar. 

É dia de celebrar as riquezas das nossas tradições. Isso porque no dia cinco de novembro, se comemora o Dia Nacional da Cultura. Na data, também se festeja o Dia da Língua Portuguesa e o Dia do Cinema Brasileiro. 

Para celebrar, o Ministério da Cultura realiza, anualmente, a cerimônia da Ordem do Mérito Cultural, concedendo condecoração a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes contribuições à Cultura brasileira. Em 2016, o tema da cerimônia, que será realizada nesta segunda (7), às 18h, no Palácio do Planalto, são os 100 anos do samba. A grande homenageada é a sambista carioca Dona Ivone Lara. A solenidade contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, e de ministros. 

Dia Nacional de Cultura

O Dia Nacional da Cultura foi criado em 1970 por meio de uma lei federal para homenagear o nascimento de um ilustre brasileiro, Ruy Barbosa. Jurista, político, jornalista, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador, Ruy foi um dos organizadores da República, coautor da constituição da Primeira República e um ardoroso defensor do federalismo, do abolicionismo, da modernização da economia e dos direitos e garantias individuais. 

Nascido em Salvador, Barbosa é considerado um dos mais importantes intelectuais de sua época. Entre seus grandes feitos, a participação como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907, quando recebeu o famoso apelido de Águia de Haia. Na ocasião, ganhou notoriedade pela defesa do princípio da igualdade dos estados. O baiano também assumiu a presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL) após a morte de Machado de Assis. Seu acervo está sob responsabilidade da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Neste sábado (5), também se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa, sexto idioma mais falado no mundo. Nove países, de quatro continentes, adotam o português como língua oficial. No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. A data também reverencia Ruy Barbosa, que foi um grande estudioso do idioma. O Dia do Cinema Brasileiro é a outra data lembrada em 5 de novembro. A homenagem faz referência à primeira exibição pública de cinema no país, em 1896.

No comments: