Pages

Tuesday, August 02, 2016

exposição Magia do Sorriso no Golfo do México

Ministro Calero inaugura exposição Magia do Sorriso no Golfo do México

Conhecidas como "caritas sonrientes", as figuras de cerâmica com seus singulares sorrisos se destacam na programação cultural do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas Rio 2016. 


O ministro da Cultura, Marcelo Calero, esteve presente na inauguração da exposição Magia do Sorriso no Golfo do México, na noite de quinta-feira (28), e exaltou o poder do "softpower" e da diplomacia cultural no contexto dos jogos.


Inédita no Brasil, a mostra é composta por um acervo de 114 itens, sendo quatro deles esculturas duplas, totalizando 118 objetos. São esculturas de cerâmica encontradas em sítios arqueológicos na região de Remojadas, atual estado de Veracruz, no México.



 As esculturas são denominadas "sorridentes" (caritas sonrientes) por estamparem sorrisos abertos em rostos delineados. As figuras são testemunhas materiais, em cerâmica, da maneira como viviam os habitantes da região durante o período Clássico. São homens ou mulheres de rostos sorridentes, muitas vezes segurando instrumentos musicais como flautas, apitos e ocarinas. De algumas delas, restam apenas as cabeças sorridentes.


O espaço temático receberá o público, de 6 a 22 de agosto, para conhecer mais do Brasil com exposições, promoção turística, mostras de artesanato mexicano, conferências de imprensa e transmissões dos Jogos Olímpicos em tempo real.



No comments: