Pages

Friday, July 03, 2015

Estreia “Belas e Perseguidas”

Durante os erros de gravação apresentados junto aos créditos finais de “Belas e Perseguidas” (2015), Reese Witherspoon brinca, ao interromperem a gravação, que atrapalharam a melhor cena de sua carreira.


Algum desavisado pode pensar que tal sarcasmo demonstra certo arrependimento por parte da atriz, mas ela sabia muito bem em que barco estava entrando, já que produziu o filme.

A estrela abriu uma produtora há dois anos quando, segunda a própria, viu suas atrizes favoritas lutando para conseguir papéis medíocres. Seus primeiros lançamentos foram o excelente “Garota Exemplar” (2014) e o bom “Livre” (2014), sendo que o último ela protagonizou e foi indicada ao Oscar.

A questão é que, com a oportunidade que tinha em mãos, a direção de Anne Fletcher – coreógrafa em ene filmes e diretora de “Vestida Para Casar” (2008) e “A Proposta” (2010), entre outros – e o roteiro de David Feeney e John Quaintance – ambos vindos de séries de TV como “2 Broke Girls” (2011-) e “Ben and Kate” (2012-2013) – pecam ao repetir estereótipos para tentar extrair a graça da história. Nela, Witherspoon é a policial Cooper, que segue os passos do correto pai – a sequência inicial de sua infância e adolescência no banco da viatura dele é, talvez, um dos poucos momentos inspirados e originais do filme. Mas, por ser “caxias” demais, acabou cometendo excessos que a tiraram das ruas de San Antonio e a transformaram em piada interna.

Reese novamente faz uma personagem determinada e controladora, enquanto a colombiana Sofía, de “Modern Family” (2009-2015), encara mais uma “mulher latina”, com todos os clichês possíveis que acompanham o termo. Ou seja, corpo escultural, seios fartos e o sotaque. Mesmo que a fachada delas seja desconstruída durante o enredo, os arquétipos ainda chamam a atenção. Além da preguiça, mais na construção dos personagens do que no casting, soma-se a repetição de piadas com tipos físicos, especialmente em relação à altura de Cooper/Witherspoon e à idade de Riva/Vergara, gêneros. (Br.reuters\AgênciaFM).

No comments: