Pages

Monday, October 06, 2014

Ator Cacá Carvalho: perfil

Carlos Augusto Carvalho Pereira nasceu em 1953, em Belém do Pará. Começou lá sua carreira, aos 15 anos, com o Grupo Experiência de Teatro. 

Em 1973, decide mudar-se para São Paulo e junta-se, tempos depois, ao grupo de Antunes Filho em Macunaíma, adaptação da obra de Mário de Andrade. Durante quatro anos, o ator esteve no papel título deste projeto, até desligar-se dele para estagiar com a diretora teatral Arianne Mnouchkine, na Alemanha. De volta ao Brasil, produz e atua em O Teatro Maluco de Zé Fidélis, uma pesquisa de rádio teatro.

Em 1984, é convidado por Juca de Oliveira para montagem sobre Othello, de Shakespeare. Dois anos mais tarde, protagoniza Meu Tio, o Iauaretê, espetáculo dirigido por Roberto Lage inspirado no conto de Guimarães Rosa. Este trabalho leva-o ao Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale, em Pontedera (Itália), onde é assistido por Grotowski. Torna-se colaborador do Centro, primeiro como aluno, depois como ator, pedagogo e assistente de direção, e assim inicia a parceria com o diretor Roberto Bacci, que mais tarde viria a gerar a Trilogia Pirandello. 

Depois de um breve retorno ao Brasil, como professor e diretor na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP), atua, na Itália, em O Homem de Flor na Boca, e protagoniza os espetáculos 25 Uomini e Il Cielo per Terra. Dirige no Brasil Partido (1988), baseado em texto de Ítalo Calvino, para o Grupo Galpão (BH). Em 2003, estreia A Poltrona Escura, produzido pelo SESC –SP e Fondazione Pontedera Teatro. 

Realiza na Itália o espetáculo O Hóspede Secreto, onde atua com uma atriz da Casa Laboratório, Joana Levi. Além do teatro, Cacá Carvalho atua em cinema e TV. Na Rede Globo, seu personagem de novela mais marcante foi provavelmente o Jamanta, em roteiro de Silvio de Abreu. No cinema, trabalhou com Ugo Giorgetti, em Jogo Duro, e com Pedro Bial, na adaptação de contos de Guimarães Rosa sob o título Essas Estórias. (Formas&Meios ). 

No comments: