Pages

Monday, March 31, 2014

Cidadania gay: Xiang Xiaohan

Com apenas 19 anos, Xiang Xiaohan, ativista gay da província de Hunan, tem sido chamado de o Dom Quixote chinês, graças a sua determinação em levar o governo à Justiça.
 Xiang Xiaohan \ Foto: BBC of London

TAIPÉ, CHINA - Em um raro protesto aberto promovido pela comunidade homossexual chinesa, Xiang faz campanha contra a decisão do departamento de temas civis de Hunan de vetar o registro a sua organização de direitos gays. E, com isso, tem ganho cada vez mais atenção da imprensa.Num país onde a homossexualidade foi ilegal até 1997 e definida como um distúrbio mental até 2001, a campanha tem testado a tolerância do Partido Comunista e polarizado a opinião pública. 

Em contrapartida, obteve destaques inusitados: a agência noticiosa estatal Xinhua, vista como porta-voz do governo, publicou detalhada reportagem sobre o tema após Xiang ter protocolado seu processo contra o governo de Hunan. Em entrevista à BBC, Xiang admite que são mínimas as chances de recuo do governo. Mas diz que não pretende desistir sem lutar.

Resposta

Em uma carta de resposta ao pedido do ativista para registrar sua ONG, o governo local afirmou que a homossexualidade não tem espaço na cultura tradicional chinesa ou na "construção de uma civilização espiritual" - frase de efeito comumente usada na China moderna no que muitos veem como doutrinamento do Partido.

Mudanças

Analistas dizem que a repercussão do protesto de Xiang deu uma rara mostra de como está mudando a atitude chinesa perante a homossexualidade. Yu Fang Oiang, da ONG Justice for All, dedicada à proteção de minorias, diz que a questão também evidencia um passo à frente do governo. "É a primeira vez que um governo local chinês deu uma resposta formal por escrito a uma solicitação da comunidade gay. No passado, o governo simplesmente a ignoraria."

No comments: