Pages

Monday, February 25, 2013

Maestro Wolfgang Sawallisch morre aos 89



Sawallisch era um dos maiores maestros alemães, tendo dirigido algumas das mais importantes orquestras do mundo.
Wolfgand Sawallisch morreu na sexta-feira, 22, aos 89 anos, anunciou a Bayerische Staatsoper, a Ópera do Estado da Baviera, da qual foi director durante duas décadas. Segundo a Web Page da revista alemã Der Spiegel, o maestro e pianista morreu ao fim da tarde na sua casa, em Grassau, na Alta Baviera, e foi transportado domingo mesmo para sua cidade natal, Munique.

Perfil

O maestro nasceu em Munique, em 1923, começou a sua carreira como maestro em Augsbourg após completar os seus estudos em Munique. Tornou-se depois director de orquestras de ópera em Aix-la-Chapelle, Wiesbaden e Colónia. En 1953 estreou-se à frente da Filarmónica de Berlim e, nos anos seguintes (1957-1962) dirigiu várias obras de Richard Wagner no prestigiado festival de Bayreuth, onde, com Tristão e Isolda, em 1957, se tornou no mais jovem maestro participante de sempre.

Ainda na década de 1960, Sawallich tornou-se director musical geral em Hamburgo (1960 à 1970), tendo ainda, na mesma altura, estado à frente da Sinfónica de Viena. Foi já como director musical geral que voltou a Munique em 1971, chegando com o mesmo título à Bayerische Staatsoper dez anos depois, onde esteve em funções até 1992.

Durante outros dez, foi director musical da Orquestra Sinfónica de Filadélfia, uma das cinco orquestras mais prestigiadas dos Estados Unidos, cargo que deixou por motivos de saúde. A partir daí, foi fazendo concertos pontuais tanto em Filadélfia como no Carnegie Hall, de Nova Iorque, acabando por se afastar definitivamente em 2006. Até à morte foi maestro honorário tanto da Orquestra de Filadélfia como da Sinfónica NHK, de Tóquio. (Francisco Martins\Publico.pt)

No comments: