Pages

Friday, October 19, 2012

Lixo vira artesanato e brinquedo

Estande da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal.

 
Papelão, pedaços de cano, sacos de cimento e restos de madeira se transformam em vasos decorativos, flores ornamentais e brinquedos no estande da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília.

O espaço, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), foi dividido em um centro de triagem de reciclagem e numa sala para oficinas de artesanato. Parte do material separado no centro de triagem e passível de ser reaproveitado é utilizado na produção dos objetos artesanais. O restante é acondicionado para ser encaminhado a empresas de reciclagem. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB). A iniciativa se enquadra no conceito de Cidade Sustentável da semana de Brasília e da temática do evento nacional, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Oficinas

O estande da Centcoop na SNCT no ExpoBrasília pode ser visitado até domingo, dia 21. Orientado pelas próprias catadoras, o público pode participar das oficinas e confeccionar flores ou, ainda, o bilboquê (brinquedo que consiste em uma esfera de madeira, com um orifício central, presa por uma corda numa espécie de suporte).
Reconhecimento

Para a catadora Maria de Socorro de Souza, da Associação de Catadores de Papéis do Plano Piloto (Acoplano), há 30 anos neste segmento, uma das maiores mudanças verificadas, nos últimos dez anos, foi em relação ao preconceito da sociedade. Mas para as catadoras, apesar do reconhecimento, a população ainda não compreendeu muito bem a importância da coleta seletiva. “Consciência do que é lixo molhado e lixo seco e que separar esse material antes facilita o nosso trabalho e evita acidentes e a contaminação.

No comments: