Portinari: Séries Bíblicas e Retirantes
Dois temas e duas críticas sociopolíticas de Portinari aliadas a inspirações metafísicas, barroco e imitação de Pablo Picasso, em exposição no MASP.
Dois temas e duas críticas sociopolíticas de Portinari aliadas a inspirações metafísicas, barroco e imitação de Pablo Picasso, em exposição no MASP.
A exposição apresenta um Candido Portinari [1903-1962 - Brodósqui - SP] inspirado na obra Guernica, de Pablo Picasso. As duas séries em exposição: Bíblica e Retirantes, em cartaz no MASP mostra as influências que ele teve quando viu Guernica [1937] e não se fez de rogado passando a reproduzir o estilo, nos anos 1940, algo muito semelhante ao cubismo com seus traços tortos e mal entendido no Brasil na época, além de influencias de metafísicos italianos e até de muralistas mexicanos com Diego Rivera, no óleo sobre tela "Enterro na Rede". São trabalhos com teor e crítica social à flor da pele. São 11 telas em exposição no MASP [Museu de Arte de São Paulo], sendo que o museu possui em seu acervo 18 telas do pintor. A mostra está disponibilizada como se fosse uma instalação, e as oito obras da série Bíblica, em tamanho grande com medidas entre 2 metros, as três da fase Retirantes, estão dispostas no subsolo, no centro da sala. A elevação do nível em que as obras são geralmente mostradas no museu, ajudou a realçar as dimensões das telas de Portinari.
A série Bíblica [em tempera] foi executada entre 1942 e 1944, já 'Retirantes' data de 1944 e 1945, estão entre suas telas importantes. Obras como "Enterro na Rede', "O Massacre dos Inocentes", "A Ira das Mães" - onde retrata o massacre decretado por Herodes -, e "O Último Baluarte o "Sacrifício de Abraão", Portinari funde referencias do barroco francês, especificamente Laurente de La Hyre e o surrealismo, com uma deslocada bicicleta atrás do altar onde ocorrera o sacrifício de Abraão. Vale ressaltar que, apesar do reconhecimento internacional de Portinari, sua importância para as artes plásticas brasileira, além do impacto que recebeu quando viu a tela Guernica, ele passa muito distante da força exercida pela obra de Pablo Picasso. São apenas influências, mas em algum ponto fica bem claro a intenção que Portinari queria imitar Pablo Picasso. [AFM]
Portinari: As Séries Bíblicas e Retirantes
Av. Paulista, 1578 - [11] 3251-5644
Ter. à dom. das 11/h 20h.
De 03/01 à 15/02/2009
Valor: R$ 15,00
Terças - grátis
No comments:
Post a Comment