Pages

Wednesday, November 12, 2008

ESPERANÇA GARCIA

Primeira escrava a peticionar no País."Eu Sou hua escrava de V.S. dadministração do Capam Anto Vieira de Couto, cazada. Desde que o Capam pa Lá foi adeministrar, q. me tirou da fazda dos algodois, aonde vevia com meu marido, para ser cozinheira da sua caza, onde nella passo mto mal.
A Primeira hé q. ha grandes trovoadas de pancadas enhum Filho meu sendo huã criança q lhe fez estrair sangue pella boca, em min não poço esplicar q Sou hu colcham de pancadas, tanto q cahy huã vez do Sobrado abacho peiada; por mezericordia de Ds esCapei.A segunda estou eu e mais minhas parceiras por confeçar a tres annos. E huã criança minha e duas mais por Batizar. Pello q Peço a V. S. pello amor de Ds. e do Seu ValimTo ponha aos olhos em mim ordinando digo mandar a Porcurador que mande p. A Fazda aonde elle me tirou pa eu viver com meu marido e Batizar minha filha. De V. Sa. sua escrava EsPeranCa garcia"- 06.09.1770 (Transcrição ipsis litteris)

No comments: