Pages

Wednesday, October 08, 2008

Póla Resende: benfeitora das artes

Ao longo dos tempos iniciativas notáveis surgiram para dar alento às artes plásticas. Mas, as iniciativas surgiam por puro idealismo e nem sempre vingam, e, a arte ficou mais ma vez à deriva.

Fundada pela escultora Póla Resende, a Casa do Artista Plástico [C.A.P.] foi inaugurada em 19 de fevereiro de 1961 com exposição de Tarsila do Amaral, a mais representativa artista da época. A C.A.P. , se localizava na rua Nestor Pestana, 115, centro de São Paulo, e obedecia orientação de um grupo de artista e arquitetos. Sob seu teto vários artistas exporiam sua obras, e fariam do local um ponto de encontro e de confraternização, além dos cursos oferecidos em pintura, escultura, desenho e cerâmica.
A escolha de Tarsila para inaugurar a galeria da C.A.P.foi uma escolha dos mestres envolvidos no projeto pelo conjunto de obras da artista. Quadros todas as fases da careira da pintora compreendido entre 1920 e 1960. A mostra consagraria os retratos de Mário e Oswald de Andrade, feito por Tarsila, destaque da semana de 1922. Com a morte da fundadora a casa teve seu fim abreviado.
Ao vernissage compareceram nomes importantes como Sansor Flexor, Anita Malfatti, Menotti del Picchia e Mário Pedrosa, Yolanda Flosi, Wilma Vieira de Carvalho , Helena Silveira e o Cônsul geral da Alemanha, Gottefried Von Nostitz.

No comments: