Pages

Tuesday, December 11, 2007

Basílica de Santa Sofia - Istambul


A Basílica de Santa Sofia, Hagia Sophia foi a catedral de Constantinopla - atual Istambul, Turquia. Foi a primeira grande igreja no local.

Construída por Constantius, filho do Constantino o Grande, viria a ser destruída durante a Revolta de Nika de 532. O edifício fora reconstruído em toda sua forma atual entre os 532 - 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I. É um dos melhores exemplos de arquitetura Bizantina existente no mundo. De grande importância artística, o seu interior foi todo decorado com mosaicos, colunas e esculturas de mármore. {Mosaico é um embutido de pequenas pedras ou de outras peças (pequenos bocados de vidro, mármore ou cerâmica) a formarem determinado desenho. Por toda Europa, o mosaico sempre foi muito nobre, e utilizado em grandes construções e é uma forma e manifestação de arte decorativa tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos.

Os arquitetos da Catedral de Santa Sofia foram Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles, até então professores de geometria da Universidade de Constantinopla. Hagia Sophia é coberta por uma abóbada central que mede 102 pés (31 m). De fato, a sua primeira abóbada caiu após o terramoto de 7 de Maio de 558 [ aproximadamente há 1450 anos] e a sua recolocação em 563, teve um perfil mais elevado do que o original. Também teve que ser reparada após colapsos parciais adicionais, em 989 e em 1346. Durante 900 anos foi o assento do Patriarca ortodoxo de Constantinopla e um principal cenário para cerimonias imperiais. Também foi convertida numa Mesquita na Queda de Constantinopla pelos Turcos Otomanos sob o Sultão Mehmed II em 1453.

Mosaicos figurativos
Os seus ricos mosaicos figurativos foram totalmente cobertos com emplastro. Por quase 500 anos a principal mesquita de Istambul. Hagia Sophia serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas de Constantinopla tais como Mesquita Shehzade, Mesquita Suleiman e Mesquita Rustem Pasha. Após continuar como uma mesquita durante os anos da república da Turquia, em 1934 sob Kemal Atatürk foi secularizada e voltou para o Ayasofya Museu.

Não obstante, os mosaicos coloridos remanesceram emplastrados na maior parte, e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 à Turquia notou a queda do emplastro, revestimentos de mármore sujos, as janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela humidade, e falta de manutenção na ligação da cobertura do telhado. Desde então a limpeza, a cobertura de telha e a restauração têm sido empreendidas. Os mosaicos excepcionais do soalho e da parede, cimentados desde 1453, agora são escavados gradualmente. [Francisco Martins]

No comments: