Pages

Thursday, August 17, 2006

CD: UM SOPRO BRASIL


Projeto de Myriam Taubkin registra a tradição musical brasileira feita por instrumentos de sopro.


Depois de dedicar-se à documentação do piano, da percussão, dos violões, da viola e da sanfona brasileiras, a produtora paulista Myriam Taubkin volta-se à extensa família dos sopros cultivados no Brasil. Projeto de fôlego como os demais, Um Sopro de Brasil registra em livro, CD e DVD duplo o passado, o presente e o futuro da música brasileira (popular e de concerto) feita por grandes instrumentistas. O projeto demorou três anos para ficar pronto e foi sendo construído aos poucos até culminar, em novembro de 2004, na gravação dos shows coletivos que reuniram os maiores sopristas brasileiros. 

Esse kit da arte musical em forma de sopros chegou há pouco às lojas. Um Sopro de Brasil é a sétima edição de um projeto maior, o Memória Brasileira, resgate e documentação das tradições musicais nacionais que Myriam Taubkin, ex-cantora, iniciou há quase 20 anos, quando ela trabalhou no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Para a nova empreitada, Myriam contou com a co-produção de Morris Picciotto e do irmão Benjamin Taubkin, que está lançando os discos pelo selo dele, o Núcleo Contemporâneo. Os shows coletivos reuniram 250 músicos no Sesc Pinheiros, gravados para o DVD duplo e três CDs (na caixa por ora, só o primeiro com 11 faixas). 

Na segunda parte dos shows (no DVD 2), estão os grandes mestres vivos em depoimentos inéditos de Moacir Santos (relembrando que ainda garoto, ouviu o sax barítono de Gerry Mulligan e quis imitar-lhe "o som aveludado"), o trombonista Raul de Souza e Severino Araújo (da longeva Orquestra Tabajara). Os grandes mestres falecidos estão contemplados tanto em cenas dos extras dos dois vídeos quanto na parte histórica do livro, retratando nomes como Patápio Silva, Joaquim Callado, Bonfiglio de Oliveira, Anacleto de Medeiros, Pixinguinha e muitos outros. Ainda sobre mestres vivos, ganharam destaques nos shows o flautista chorão Altamiro Carrilho, o gaitista Maurício Einhorn e o saxofonista/clarinetista Paulo Moura. www.projetomemoriabrasileira.com.br

Um Sopro de Brasil
Vários artistas
Gravadora: Núcleo Contemporâneo
Preço médio: R$ 120,00 (kit completo)

No comments: