Pages

Monday, April 03, 2006

MAURÍCIO CARDIM - um olhar talentoso sobre a cidade

A Estação Bresser, sob o olhar de CardimO fotógrafo baiano Maurício Cardim deixa a modéstia de lado quando o assunto é retratar São Paulo.
“Acho que eu tenho um dos maiores bancos de imagem da cidade. E, mesmo assim, ainda é pouco, pois a metrópole é uma fonte inesgotável para as minhas lentes”, destaca. Um pouco da identidade visual da cidade que ele escolheu como sua está na mostra “São Paulo nas lentes de Maurício Cardim”, que será inaugurada hoje, às 12h30, e ficará em cartaz até 1º de novembro no Conjunto Cultural da Caixa. Na organização da mostra, Cardim teve trabalho para escolher, entre tantas, as 50 fotografias que fazem parte do acervo. Todas destacam pontos históricos de São Paulo, principalmente aqueles por onde os paulistanos passam mas não têm tempo de prestar atenção. Prédios históricos, igrejas, estações de trem, pontes, viadutos e casarios antigos como os que ainda sobrevivem em bairros como o Brás e a Bela Vista. Mas Maurício Cardim fez questão de acrescentar que o critério maior para a escolha foi a emoção. “Mostram o ponto de vista de um baiano que se apaixonou pela grandeza e pela diversidade desse ambiente urbano”, revela. Caçador de imagens - Algumas das fotos já foram usadas em cartões-postais, mas a maioria se preocupa em destacar visões menos óbvias de São Paulo, como destaca Cardim: “Por exemplo, nos bairros do Bixiga e do Brás, aqueles casarões italianos, tão ricos em detalhes, quem é que presta atenção nisso?”, questiona.

Nascido na pequena cidade de Ipiaú, no interior da Bahia, Cardim está radicado em São Paulo há 28 anos. Começou a carreira na cidade, na década de 80, fotografando celebridades do mundo artístico nacional, fazendo também muitas fotos para capas de discos.Porém, ele se define mesmo como um “caçador de imagens”, se especializando depois em retratar detalhes de cidades. Atualmente ele desenvolve um trabalho em sua Bahia natal, com a proposta de registrar imagens de todo o Estado para um futuro livro e exposição. A idéia da mostra que será inaugurada hoje começou a surgir ainda em 1999, quando ele foi selecionado para o prêmio Kodak, entre quase quatro mil participantes.

Diário de S.Paulo
Em 03/10/2002

No comments: