Pages

Monday, September 03, 2018

Museu Nacional destruído por incêndio

Museu Nacional, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro, destruído em incêndio, neste domingo,2 . Cariocas e autoridades oportunistas dão uma de viúvas, carpideiras e choram por defunto que não conhecem, o Museu Nacional cujo acervo fora destruído 90 por cento, segundo informações.
Museu em chamas > Foto: O Globo

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica e museológica do Brasil e completou 200 anos em junho. Dono de rico acervo era composto por mais de 20 milhões de itens. O prédio, de valor histórico incontestável, foi sede principal da monarquia até a Proclamação da República. 

Fundação


Criado por D. João VI em 1818, o museu completou 200 anos em junho deste ano. Logo que foi criado, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país.

Desde 1892, o museu ocupava um prédio histórico, o palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. O palácio foi doado por um comerciante ao príncipe regente D. João em 1808 e depois tornou-se a residência oficial da família real no Brasil entre 1816 e 1821 - nesse período, foi a casa de um rei e dois imperadores.

Trata-se de uma perda quase irreparável para o Brasil. O que se espera que  as causas e responsabilidades devem ser rigorosamente apuradas. Daqui, a gente não acredita em incêndio incidental. Algo a mais pode ter acontecido, cabe às autoridades agora o ônus de provar à sociedade brasileira a sua causa. 
O crânio de Luzia, 12 500 a 13 000 
anos, encontrado em Lagoa Santa, MG

"O Ministério da Cultura fará todo o esforço para apoiar este processo, olhando também para os demais museus do País, com o intuito de evitar que tragédias como essa se repitam e causem mais prejuízo ao patrimônio cultural brasileiro", disse Sá Leitão.

Sem feridos

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo. As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, serão investigadas. 

Já a Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

No comments: