Pages

Tuesday, September 04, 2018

30º Prêmio Camões de Literatura

Germano Almeida vence 30º Prêmio Camões de Literatura

O cabo-verdiano Germano Almeida recebe nesta terça-feira (4/9) o 30º Prêmio Camões de Literatura. A premiação será entregue na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). 
Leandro Müller/Divulgação

O vencedor recebe 100 mil euros, sendo 50 mil euros arcados pelo MinC. Entre as autoridades, estarão presentes o ministro da Cultura do Brasil, Sérgio Sá Leitão; o ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Aníbal Barbosa Vicente; o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes; e a presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo. Antes de Almeida, outro cabo-verdiano recebeu a premiação. O poeta e ensaísta Arménio Vieira foi o vencedor da edição de 2009.

O Prêmio Camões foi instituído entre os governos de Portugal e do Brasil em 1988 e é considerado o mais importante da literatura em língua portuguesa. O objetivo de consagrar, anualmente, um autor da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Perfil 

Germano Almeida estudou Direito na Universidade de Lisboa e dedica-se à advocacia na ilha cabo-verdiana de São Vicente. Estreou como contista no início da década de 1980. Seu primeiro romance, O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, teve os direitos vendidos para vários países e foi adaptado ao cinema. As suas obras foram também editadas no Brasil, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Noruega e Dinamarca.

Seus primeiros textos foram assinados com o pseudônimo de Romualdo Cruz. Esses relatos, revistos ou reescritos, juntamente com outros até então inéditos, foram publicados em 1994 sob o título A ilha fantástica, a que se juntou A família trago, publicado em 1998, obras que recriam os anos da sua infância e o ambiente social e familiar da Ilha da Boa Vista.

Entre a sua extensa obra também se destacam títulos como O meu poeta (1990), Estórias de dentro de casa (1996), A morte do meu poeta (1998), Dona Pura e os Camaradas de Abril (1999), As memórias de um espírito (2001), O mar na Lajinha (2004) e Eva (2006). O escritor também foi um dos cofundadores da revista literária Ponto e Vírgula e seu romance mais recente é O Fiel Defunto (2018).

No comments: