Pages

Wednesday, August 29, 2018

Festival É Tudo Verdade

Referência na exibição de documentários brasileiros, a próxima edição do festival acontecerá  de 4 a 14 de abril de 2019. 
Amir Labaki 

A inscrição de filmes para a mostra competitiva será de 5 de setembro a 7 de dezembro deste ano.Amir Labaki dirige há 23 anos o festival de documentários "É Tudo Verdade", realizado com apoio da Lei Rouanet. "Há um crescimento do cinema de fato, porque há um crescimento da literatura de fato, com tantos livros de história, biografia, ensaios; temos a música de fato, que é o rap. Esse é um movimento que é, ao mesmo tempo, estético e cultural, de modo que essas produções de fato funcionam como uma janela para o mundo", diz o crítico de cinema sobre a atual tendência de se retratar o factual nas artes. 

No caso dos documentários, esse vetor tem se intensificando há, pelo menos, duas décadas, quando o mercado sofreu um boom. Na década de 90 do século passado, a produção documental já não conseguia ser absorvida pelos festivais de cinema tradicionais e, então, foram criados os grandes festivais do gênero, como o próprio "É Tudo Verdade". 

No comments: