Pages

Monday, February 05, 2018

encontro de luthiers do Brasil

Funarte promoverá encontro de luthiers do Brasil, cujo objetivo é de promover pesquisas sobre a lutheria e incentivar a criação de uma associação que represente e defenda os interesses do segmento. 

Segundo a Funarte,  realizará, em março de 2018, um encontro com todos os luthiers do Brasil. O encontro será o terceiro promovido pelo Centro de Música da Funarte, por meio da Coordenação de Música de Concerto. Outros dois encontros sobre o tema foram realizados em 2017, no Rio de Janeiro. O primeiro, ocorrido em agosto, deu início ao mapeamento dos profissionais no estado. O segundo, realizado em dezembro, estendeu o mapeamento para luthiers de outras regiões.

"Além da criação da associação, do mapeamento da categoria, o 3º encontro pretende discutir a criação de um intercâmbio de informações, inicialmente por meio do portal da Funarte e depois pelo site da associação. Teremos uma pauta de proposta, contribuições, oficinas e cursos a partir das necessidades e objetivos da lutheria", informa Schille.

Confecção e Reforma

O luthier pode trabalhar de diversas maneiras e em vários locais, como em lojas de instrumentos musicais, assessorando os clientes; na realização de manutenções em fábricas de instrumentos; ou cuidando exclusivamente da construção ou reforma de instrumentos em suas próprias oficinas. 

A atividade regulamentada no Brasil foi dividida em duas funções: Reforma e Manutenção de Instrumentos; e Fabricação Artesanal. No País, são poucos os cursos para formação de luthiers, sendo destaques o Curso Técnico oferecido no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo,  desde 1980 e o Curso Superior de Tecnologia em Lutheria da Universidade Federal do Paraná, que oferece anualmente 30 vagas por meio de vestibular.

No comments: