Pages

Friday, September 22, 2017

Exposição "Aparecida do Brasil"

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe "Aparecida do Brasil", em parceria com o Museu Nossa Senhora Aparecida – Santuário Nacional de Aparecida, com curadoria de Cesar Augusto Bustamante Maia. 
Foto: Thiago Leon

Composta por 16 imagens feitas por Thiago Leon, a exposição acontece na Sala MAS - Metrô Tiradentes e homenageia os 300 anos de devoção à Nossa Senhora Aparecida, por meio de fotografias que retratam os devotos e o Santuário Nacional de Aparecida.

Impressionado com a fé das pessoas, o fotógrafo oficial do Santuário Nacional de Aparecida Thiago Leon se emociona a cada clique. "Isso me toca muito (...). São milhões de pessoas com seus desafios, buscando inspirações nas coisas do céu. 

Sobre a basílica nova, o curador Cesar Augusto Bustamante Maia comenta: "O espaço sagrado transmite a história da salvação em seus corredores. Já o baldaquino nos apresenta o simulacro da fauna e da flora brasileira, resgatando a brasilidade e preservação da vida em sua arte sacralizante. Envolvendo-nos a esse universo de testemunho da fé de um povo que sofre e, contudo, espera em Deus, com a intercessão da Aparecida do Brasil".

Ultrapassando as fronteiras do nosso país, a devoção à Nossa Senhora Aparecida se espalha ao redor do mundo ao longo de três séculos. "Hoje, aqueles que passam pelo Santuário, ou que acompanham a sua vida pelos meios de comunicação, são pescados, como os três pescadores, por Maria, e com ela são chamados a reconstruírem vidas em Cristo", comenta o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, Pe. Rodrigo Arnoso, C.Ss.R.

Exposição: “Aparecida do Brasil”
Curadoria: Cesar Augusto Bustamante Maia
Fotografia: Thiago Leon    
Acervo: Museu Nossa Senhora Aparecida
Abertura: 21 de setembro de 2017, quinta-feira, às 19h
Período: 22 de setembro a 19 de novembro de 2017
Local: Sala MAS - Metrô Tiradentes - www.museuartesacra.org.br

Estação Tiradentes do Metrô - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Técnica: Fotografia
Número de obras: 16
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô

No comments: