Pages

Thursday, May 11, 2017

Exposição Brasílis a Brasília

Exposição Brasílis a Brasília nesta quarta-feira (10), em cerimônia com a presença do presidente da República, Michel Temer. 

BRASÍLIA (DF) BRASIL - A mostra apresenta as transformações ocorridas no país desde o início do Brasil Colônia até a construção da nova Capital Federal, com destaque para a Lei Áurea (de Abolição da Escravatura) e a primeira Constituição brasileira, de 1824. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 31 de maio, no Palácio do Planalto.

Na cerimônia de abertura, o presidente Temer frisou ser relevante rememorar a história do Brasil com o olhar para frente, inclusive nas ações do Governo. "É importante recuperar os fatos históricos anteriores que nos mobilizaram para, no presente, construir o futuro", declarou ao relatar que, durante a visita à exposição, "cinematografou" cada momento como se estivesse ao lado de grandes personalidades, como a princesa Isabel ao assinar a Lei Áurea. 
   
Brasílis a Brasília

Composta por parte dos acervos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, da Biblioteca do Palácio do Planalto e do Arquivo Público do Distrito Federal, a mostra é dividida em três eixos temáticos: Formação da Nação, Em busca da Liberdade e Brasil Moderno. Os 50 registros oficiais e fotografias remontam ao período colonial e chegam à contemporaneidade, retratando da formação das sesmarias à construção de Brasília.

Entre os documentos em exposição, o público poderá conferir o juramento de D. Pedro I à Constituição de 1824; o livro do 1º Registro de Notas do Rio de janeiro, de 1594, com as primeiras sesmarias da cidade; as cláusulas do Tratado de Madri; a partitura de O Guarany, de Carlos Gomes; os autos da Devassa da Conjuração Mineira; a Lei do Ventre Livre; e o passaporte de Santos Dumont. 

No comments: