Pages

Saturday, November 19, 2016

Roberto Freire assume Ministério da Cultura

Roberto Freire assume Ministério da Cultura após pedido de demissão de Calero

O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira,18, deputado Roberto Freire (PPS-SP) para o Ministério da Cultura, depois do pedido repentino de demissão de Marcelo Calero do cargo, alegando problema de ordem pessoal.

De acordo com informações do Ministério da Cultura, Calero alegou "divergências com alguns membros do governo" para a decisão. A demissão pegou o Palácio do Planalto - e ao próprio presidente - de surpresa, segundo uma fonte palaciana.

"Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira. Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba", escreveu.

Diplomata, ex-secretário de Cultura da prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero foi indicado para o cargo pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e foi nomeado em uma tentativa de abrir um canal de comunicação com o setor.

No início deste mês, ao organizar a cerimônia de Ordem do Mérito Cultural, havia um temor no governo de que houvesse protestos ou, pelo menos, uma baixa frequência. Nada disso aconteceu, mas eram facilmente notáveis as várias cadeiras vazias no evento.

Na verdade, Calero não aguentou a pressão dos funcionários do MinC, uma vez que, todos eram contra o impeachment de Dilma Roussef. Então, passou a ter seus atos boicotados.

No comments: