Pages

Sunday, November 27, 2016

100 anos da composição "Pelo Telefone"


Há 100 anos, o compositor Ernesto Joaquim Maria dos Santos (1889-1974), mais conhecido como Donga, registrou, na Fundação Biblioteca Nacional (BN), no Rio de Janeiro, a música Pelo Telefone. 

O fato representou um marco na história do samba. Isso porque, embora a origem desse gênero musical remonte à épocas anteriores, Pelo Telefone foi devidamente registrado, em 1916, como o primeiro samba brasileiro.

 A partitura manuscrita para piano, feita por Pixinguinha, estava dedicada a dois foliões: os carnavalescos Peru (Mauro de Almeida) e Morcego (Norberto Amaral).  Em 16 de novembro de 1916, Donga anexou à petição um atestado que afirmava ter sido o samba executado pela primeira vez em 25 de outubro de 1916, no Cine-Teatro Velho. E o registro da obra foi finalmente efetuado pela Biblioteca Nacional em 27 de novembro de 1916, sob o número 3.295.

No ano em que se comemora o centenário do registro, o Ministério da Cultura (MinC), durante a outorga da Ordem do Mérito Cultural (OMC), condecorou Donga in memorian com a insígnia Grã-Cruz. A OMC é uma cerimônia anual, realizada pelo MinC, para homenagear àqueles que contribuíram, com seu trabalho, para a Cultura do País.

No comments: