Pages

Friday, October 21, 2016

Maison de l'Amérique latine

Maison de l'Amérique latine (Casa da América Latina), instalada em Paris (França), completa 70 anos este mês e, para celebrar a data, recebe a mostra L'Atelier Tropical – Jean-Baptiste Debret. A exposição aberta na quinta-feira (20) e fica em cartaz até 20 de dezembro.

Loja Tabaco, Debret


A exposição, que faz parte das comemorações do bicentenário da Missão Artística Francesa, foi realizada em parceria com os Museus Castro Maya (Chácara do Céu e Museu do Açude), unidades do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no Rio de Janeiro, que emprestaram 74 aquarelas originais de Debret (1768-1848).

A mostra chega a Paris após um período em cartaz no Museu da Chácara do Céu e apresenta um panorama, sob a perspectiva do artista francês, das camadas sociais que compunham a população brasileira da época, retratando índios, africanos escravizados, caboclos, mestiços e europeus em situações cotidianas.

Missão Artística Francesa


O principal objetivo da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro em março de 1816, foi criar a Escola de Belas Artes. Além disso, esperava-se que os profissionais estrangeiros divulgassem a imagem modernizada da colônia portuguesa, que acabava de virar sede do Reino de Brasil, Portugal e Algarves.

No comments: