Pages

Wednesday, December 16, 2015

Planetário e Estação Ciência

Planetário e Estação Ciência do Espaço Cultural são atrações para todas as idades

JOÃO PESSOA (PB) BRASIL - O mundo contemporâneo oferece inúmeras tecnologias atrativas a jovens e crianças. Porém, a interatividade e pequenas descobertas científicas ainda atraem, especialmente estudantes. O Planetário e a Estação Ciência, dois interessantes equipamentos localizados na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, oferecem justamente isso.

Foto: Delmar Rodrigues

O Planetário tem 33 anos de existência e até este momento já recebeu mais de um milhão e meio de expectadores. É um dos poucos planetários que ainda funcionam no Brasil, entre os 45 que existem e o número de visitas anuais varia entre 28 e 48 mil. “Tem a função principal de transmitir conhecimento básico de astronomia. O céu que é mostrado aqui é muito fiel ao céu real. Projetamos o céu estrelado com cerca de seis mil estrelas – algo raro de ser observado a olho nu hoje em dia – devido à iluminação das grandes cidades”, comenta o coordenador do Planetário, Damião Carvalho, que há 30 anos dirige a unidade cultural.

O espaço é um dos raros exemplares do tipo Space Master analógico com sistema óptico mecânico existentes no Brasil ainda em funcionamento. Em todo o país existem apenas quatro, que estão nas cidades de João Pessoa, Goiânia, Porto Alegre e Brasília. Damião Carvalho explica que o Planetário da Funesc atende a estudantes – em especial de ensino fundamental e médio – e também ao público em geral. “Atendemos também cidades de todo o interior da Paraíba e estados vizinhos. Já tivemos uma oportunidade de receber este mês uma escola de Palmeira dos Índios, do estado de Alagoas. Nosso planetário é o único com essa atividade na nossa região”, disse o coordenador.
Foto: Delmar Rodrigues

Sobre o conteúdo, Carvalho explica que exibe nas sessões do Planetário um programa muito atual que fala sobre os exoplanetas – planetas descobertos fora do sistema solar. Há igualmente outros programas que são passados de acordo com a faixa etária, com o mesmo conteúdo, mas contados com linguagens diferenciadas. Maria Eduarda, 9 anos, assistiu a uma das sessões junto com colegas de sua escola. Comentou que gostou mais de ver as estrelas e reconheceu alguns planetas do conteúdo que viu no colégio.

História do Planetário da Funesc – O primeiro planetário do Norte e Nordeste foi instalado ainda no ano de fundação do Espaço Cultural, no dia 18 de junho de 1982. Seu trajeto até a Praça do Povo foi longo. O equipamento que possibilita o estudo da astronomia chegou ao Brasil através de uma dívida alemã, devido à aquisição de café, produto bastante exportado pelo nosso país na época. Para quitar a dívida, a Alemanha enviou alguns equipamentos de alta tecnologia. Um deles foi o Planetário, que a princípio deveria ser enviado ao Estado de Pernambuco.

Serviço 

Para visitas ao Planetário e à Estação Ciência, grupos escolares devem realizar agendamento prévio pelos números (83) 98760-1330, (83) 3211-6263, (83) 3211-6294 ou (83) 3211-6207. Visitas escolares acontecem no Planetário as terças e quintas, às 9h, 10h, 15h e 16h. Aos sábados e domingos, o espaço é aberto ao público em geral, com sessões às 17h, com ingresso nos valores de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante).

A Estação Ciência funciona por meio de agendamento e visitas gratuitas, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Escolas ou grupos podem também realizar visitas integradas, permitindo a ocupação das várias unidades dentro do Espaço Cultural, proporcionando aos estudantes e interessados um tour que se estende à Galeria Archidy Picado, Museu José Lins do Rego e Biblioteca Juarez da Gama Batista.

No comments: