Pages

Monday, August 31, 2015

Feira do Livro de Guadalajara, méxico

Empreendedores do mercado literário de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a seleção aberta pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para levar 20 pessoas à Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, de 28 de novembro a 6 de dezembro. Na próxima segunda-feira (31), serão oferecidas oficinas de mobilização nas capitais paulista e carioca. No Distrito Federal, será na terça-feira (1). 

Em São Paulo, o evento será realizado a partir das 10h30, no Complexo Cultural Funarte (Fundação Nacional de Artes), localizado na Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos. A oficina estará aberta a todos, mas interessados podem confirmar presença através endereço eletrônicotassia.nunes@cultura.gov.br.

No Rio de Janeiro, a oficina será realizada a partir das 16h, no Rio Criativo, localizado na rua Frederico Silva, 86, Praça Onze, Centro. Interessados podem confirmar participação no email  carmen.valdez@cultura.rj.gov.br.
Brasília recebe a oficina de mobilização na terça-feira, 1º de setembro. Ela será realizada a partir das 14h, na Sala Cássia Eller, Funarte, no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2. Interessados podem confirmar participação no email grasiane.gomes@cultura.gov.br.

Edital 
As inscrições para a seleção do MinC estão abertas desde o dia 14 de agosto e serão aceitas até  13 de setembro, no sistema SalicWeb. O resultado deve ser divulgado em outubro. Fruto de uma parceria entre a Apex Brasil e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao MinC, o edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários.

Cada selecionado receberá do Ministério da Cultura o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem. O edital tem valor total de R$ 196.575. 

Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital virão a Brasília para uma capacitação, que contará com representantes do MinC, da Apex-Brasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Essa etapa é obrigatória a todos os selecionados pelo edital.

No comments: