Pages

Monday, October 05, 2015

Rui Barbosa é herói: Antes tarde do que nunca

Antes tarde do que nunca: Rui Barbosa tem nome incluído como herói da pátria. 

No Brasil, cidadãs e cidadãos ilustres, que dedicaram sua trajetória a transformar a nação, têm um lugar de destaque e honra: são inscritos no Livro dos Heróis da Pátria. O mais novo personagem dessa história é Rui Barbosa. 


Produzido com páginas de aço, nas quais são inscritos os nomes de personalidades que tiveram importância para a constituição da nação brasileira, o registro conta, entre outros nomes, com os de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont e Anna Nery. O livro está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. 
No dia 10 de setembro, o nome de Rui Barbosa foi incluído nessa lista heróica. Até a lei ser aprovada, o projeto do senador federal Marconi Perillo passou pela Comissão de Cultura em 2011, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, no dia 15 de julho deste ano, seguiu para sanção presidencial. 
Mas por que Rui Barbosa? Conversamos com quem mais entende e pesquisa sobre a vida e a obra do jurista na Fundação Casa de Rui Barbosa para explicar um pouco mais sobre essa escolha e o que ela significa para a história do País. 

A chefe do setor Ruiano, a pesquisadora Rejane de Almeida Magalhães, destacou o fato de o advogado baiano sempre abraçar as causas de justiça social: "Rui se preocupou com a edificação do País, principalmente no momento da Proclamação da República". Antes disso, segundo Rejane, nosso novo herói também trabalhou com Dom Pedro II para conseguir avanços no campo da justiça e da educação, exemplo de sua atuação no Projeto de Reforma do Ensino Secundário e Superior, em 1882. (FontesFundação Casa de Rui Barbosa\Francisco Martins).

No comments: